terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

GLOBI

Globi é uma personagem de banda desenhada suíça muitas vezes referida como Mickey Mouse da Suíça. Ele é retratado como um papagaio antropomórfico azul com bico amarelo vestindo uma boina preta e um par de calças vermelhas e pretas marcada. Ele foi criado pelo cartunista suíço Robert Lips, como um personagem de publicidade para o Globus departamento suíço loja em 1932 para 25 º aniversário da empresa. Ele foi originalmente planejado para ser chamado de "Kimbukku", mas mais tarde renomeada Globi depois que o alemão Basel palavra de dialeto local (Baseldytsch) para a loja de departamento que o criou.

Ele inicialmente apareceu em um gibi chamado "Der Globi", e mais tarde apareceu em forma de um livro foto-cartoon chamado "Globi's World Voyage", em 1935. Em 1944, o personagem foi tão grande que Globus criada uma empresa separada para lidar com, e em 1948 Globi tinha vendido mais de um milhão de livros ilustrados. Ele foi tentado em outros mercados como a Holanda, Bélgica e Brasil, mas não fazem tão bem. Em 1970, ele foi acusado de ser sexista, racista e promoção da violência, que foi baseado nas atitudes dos anos quarenta e cinqüenta, mas essas acusações não se sustentou.
Hoje, ele é um dos personagens mais populares na Suíça, com vendas de mais de 9 milhões de livros, e em outubro de 2003 globias, foi dado um longa-metragem, "Globi e as sombras Roubado". Foi dirigido por Robi Engler no estilo Anime atípica. Ao lado dos livros, há também lotes de mercadorias Globi, incluindo peluches, louças, talheres, relógios, material escolar, jogos de cartas, comida, um hotel Globi chamado "Globischloss" Disentis, e um ônibus temático. De dezembro de 2008, na cidade suíça de Engelberg hospeda um parque temático Globi.


Figura GLOBI em PVC, da FBL, anos 80 

Sem comentários:

Enviar um comentário