segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ALFRED JODOCUS KWAK

Alfred Jodocus Kwak é um desenho animado holando-japonês de 1989 baseado na peça teatral homônima de Herman van Veen. O desenho foi produzido por Harlekjin, Siepermann und Bacher, Telecable Benelux, Toho Co. Ltd. (a mesma produtora de Godzilla) e TV Tokyo (co-produtora de Sonic X). Alfred J. Kwak é o protagonista do desenho homônimo inicalmente veiculado pela VARA. Comparado com outras animações direcionadas às crianças (tais como Shaman King, Pokémon, Beyblade, Medabots, Kimba, o Leão Branco, e Sonic the Hedgehog (SatAM)), Alfred J. Kwak aborda excepcionalmente temas maduros e muitas vezes dramáticos. No 2o episódio, justo após o nascimento de Alfred, sua família é covardemente assassinada por um carro. Alfred então é criado por Henk, a toupeira.
O desenho é também notável por temas políticos no qual este toca. No desenho, Alfred luta contra um político homicida, esconde fugitivos de um condado sob Apartheid (com gansos brancos e patos negros), salva baleias de homicidas, e supervisiona mudanças de seu condado de uma monarquia absoluta para uma constitucional. Temas semelhantes são distantes de tipicalmente em um desenho infantil, e formam uma grande parte do apelo de Alfred J. Kwak. Outros episódios têm satirizado o amor japonês por golf, e criticado condados que têm dívidas econômias aguçadas de norte/sul.
O desenho é também incomum para a sua narrativa de longo termo. Na maioria dos desenhos infantis, os personagens não envelhecem. Em Alfred J. Kwak, vemos o progresso dos protagonistas de crianças para adultos já que a série progredem. Isto é particularmente notável no personagem Dolf. No início um mero aluno travesso, vemos já que seu mal progrede firmemente.

Figura de RABE KRAH da SCHLEICH, de 1990









Sem comentários:

Enviar um comentário