quarta-feira, 26 de outubro de 2011

REFRIGERANTES BUSSACO

Refrigerantes Buçaco comemora hoje 90 anos

A Sociedade Refrigerantes Buçaco assinala hoje o 90.o aniversário. Uma empresa familiar, cuja gestão se encontra na terceira geração




Outrora líder de mercado, a empresa de produção, engarrafamento e comercialização de refrigerantes e outras bebidas não alcoólicas foi fundada em 1921 por José Dias Carvalho, que criou a primeira marca de refrigerantes. A fábrica fica situada no Bairro da Estação, no Luso, e tem conseguido manter-se com uma boa quota de mercado, mesmo depois do surgimento de outras marcas de refrigerantes. Hoje, mantém uma capacidade de produção significativa que se traduz em 3.600 garrafas de 1,5 l/hora, 3000 garrafas de 2 l /hora e ainda 14.500 garrafas de 0,33 cl/hora.

A Sociedade Refrigerantes Buçaco tem os armazenistas como principais clientes, mas faz distribuição directa para o Intermarché, comércio tradicional e restauração. A empresa, que tem também uma boa quota de mercado no estrangeiro, com exportações para o Canada, está em negociações com outros mercados externos, referiu João Carvalho, sócio-gerente da empresa e neto do fundador.

A Sociedade Refrigerantes do Buçaco comercializa as marcas Bussaco (sumos de ananás e laranja), Bussaquina (gasosa), Bussaquinho (refrigerantes de laranja com e sem gás e Ice Tea Pêssego), e água mineral natural Buçaco/Caldas de Penacova.

Em 2006, a empresa viu reconhecida a qualidade das suas bebidas, tendo sido distinguida com um prémio internacional, a Medalha de Ouro para a Qualidade.






2 comentários:

  1. Lembro-me de quando em Lisboa, se vendia nos cafés e outros estabelecimentos, a pequena garrafa pirogravada do refrigerante de sumo de fruta Bussaco e que, por aqui se dizias ser um sumo de confiança, porque na sua composição entrava a água do Luso. Agora em Lisboa já não se encontram estes refrigerantes.
    Como curiosidade, tenho em meu poder duas pequenas garrafas ainda cheias de refrigerante Bussaco que, encontrei nos escombros de prédio, onde existia um bar de uma Associação Regional que há muitos anos tinha fechado portas.
    Nelson Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nelson, obrigado pelo teu depoimento,
      obrigado pela visita.

      Eliminar